Revisão Viperr Linux

O ArchLabs é baseado no Arch Linux e o Viperr é baseado no Fedora, mas ambos têm missões semelhantes e aparências similares.Ambos tentam manter o CrunchBang vivo, de uma forma ou de outra.

Meu preconceito contra o Fedora

Gostaria de declarar do nada que não sou fã do Fedora. Utilizei o Fedora (24 e 25) e o Korora (25). Normalmente acabei voltando para Manjaro depois de uma semana ou duas. Fiquei particularmente frustrado com uma falha que apareceu toda vez que loguei na Korora. A tela funcionaria como se a imagem fosse mexida por quase um minuto antes de corrigir-se. Eu estava com medo de que o que estava ocorrendo falharia eventualmente e ficaria revoltado.

Então, na semana passada, as coisas aconteceram quando tentei testar o novo Fedora 26. Eu experimentei pelo menos quatro acidentes. Vários deles aconteceram depois de tentar mudar o papel de parede e tornar o sistema inoperável. Eu sei que não era o ISO porque eu redownloaded ele cada vez que eu instalou.

Então, não basta dizer que não tinha grandes esperanças para Viperr.

Leitura sugerida
[Revisão] Antergos é mais do que apenas um Archobio do Noob Arch

Instalação do Viperr Linux

Eu baixei o Viperr ISO e usei Etcher para colocá-lo em uma unidade USB.Inicializei na interface ao vivo. Parecia legal e minhas esperanças foram levantadas.

O instalador era o instalador típico da Anaconda que vem com o Fedora. Fiquei surpreso que toda marca anunciasse o Fedora em vez de Viperr. Afinal, este foi o 9º lançamento da distro. Certamente, eles descobriram como adicionar sua própria marca até agora.

Após a instalação terminar, reiniciou. Ao contrário da inicialização no ambiente ao vivo, desta vez o logotipo Viperr apareceu e piscou quando o sistema foi carregado. Uma vez que eu efetuei o login, fui recebido por uma área de trabalho legal e um script pós-instalação. Fiquei feliz por ver esta pequena janela do terminal porque eu lembrei da CrunchBang, mas faltava no ArchLabs.

Não consegui executar o script no início porque não tinha configurado o meu wifi. Eu sei que deveria me lembrar de fazer isso da palavra, mas teria sido bom ter uma lembrança.

Depois de configurar minha rede wifi, o script pôde funcionar. Perguntou-me se eu queria instalar o tema da Viperr para Grub. Sim, vamos fazer isso parecer legal. Desejei substituir o Abiword pelo LibreOffice? Sim, eu quero fazer um trabalho pesado. Eu queria instalar o numlockx? Eu não tinha um bloco numérico, então não. Eu precisava usar uma impressão? Sim, em algum momento. Precisa usar o Google Chrome? Não, o Firefox está bem. Instale o plugin Flash? Sim, alguns sites ainda precisam disso. (Pelo menos até 2020.) Instale o rastreamento do jogo? Claro, vou dar uma chance. Instale RPM Fusion grátis e livre de reposição? Sim, eu quero muito software.

Depois de instalar os programas necessários com base na minha resposta, ele instalou todas as atualizações disponíveis.

Desktop Viperr Linux

Aplicativos incluídos em Viperr

Aqui está uma lista de aplicativos incluídos no Viperr:

  • Terminal: Terminator
  • Gerenciador de arquivos: Thunar
  • Navegador de Internet: Firefox
  • Emails: Thunderbird
  • Jabber: Pidgin
  • Torrent: Transmissão
  • Ftp / SSH: Gftp e Gigolo
  • Leitor multimédia: VLC
  • Calendário: Orage
  • Processador de texto: Abiword
  • Gráficos: Gimp
  • Editor de texto: Geany
  • Gerenciador de pacotes: dnf
  • Pytyle: para ter um bom comportamento de ladrilhos.
  • Appfinder: lista todas as aplicações instaladas.
  • Algumas ferramentas úteis para o Openbox e outras tarefas.

Desktop Viperr Linux

Leitura sugerida
Kali Linux Review: Não é uma xícara de chá de todos

Pensamentos finais no Viperr Linux

No geral, gostei da aparência de Viperr. Por algum motivo, sentiu-se melhor do que todas as vezes que eu tinha tentado o Fedora no passado. Parecia muito limpo e muito rápido. Uma vez que eu aprendi alguns comandos de terminal, eu estava fora e funcionando. Eu acho que vou adicionar Viperr à minha lista de distros favoritos, juntamente com Solus, Manjaro e ArchLabs.

No entanto, apesar de ter uma ótima experiência, houve algumas pequenas discrepâncias. Em primeiro lugar, a Viperr é baseada no Fedora 24 . Isso significa que os fundamentos da versão mais recente do Viperr são baseados em software que foi lançado em junho de 2016. Para obter atualizações da Viperr, tive que instalar 581 atualizações . Isso é muito quando você considera que as pessoas usam o Fedora geralmente fazem isso para estar no limite sangrando. Além disso, a página Google+ dos projetos não viu uma atualização em 16 semanas, quase 4 meses.

O terceiro problema que encontrei foi que tudo parecia pequeno. Os ícones na bandeja do sistema eram ilegíveis. A fonte no terminal era muito pequena, tornando muito difícil executar comandos. Isso é algo que eu posso mudar, mas seria bom se os desenvolvedores tivessem pensado nisso.

Então, em conclusão, Viperr tem alguns pontos problemáticos, mas, no longo prazo, eu o executaria no Fedora.

Você já usou Viperr? Qual é a sua distorção Linux mínima favorita? Por favor, informe-nos nos comentários abaixo.

Se você achou este artigo interessante, demore um minuto para compartilhá-lo nas mídias sociais.

