Em 2014, sofri uma falha no disco rígido , em que levou dois meses para tentar 11 métodos diferentes para recuperar meus arquivos. Desta vez, em vez do meu disco rígido falhar, o disco rígido do meu amigo caiu depois que ela o conectou no Xbox.

Com todas as fotos da sua infância, folhetos de feriado de ultramarinos, documentos e nenhum outro backup, você pode imaginar como é devastador perder todos os seus arquivos. Então, se você ainda não tomou um backup de seus arquivos de computador, sugiro que você faça isso agora.

Quais foram os sintomas?

Quando você conectou o disco rígido em um computador, ele foi ligado e o Windows detectou isso, mas então nada mais aconteceria. O Disco Rígido não apareceu em Meu Computador.

Quando você abriu o Disk Manager, um popup parece ficar ficando que você deve “Inicializar um disco” para poder usá-lo. Isso poderia corrigi-lo com bastante facilidade, mas mais provável, teria tornado os esforços de recuperação muito mais difíceis. Quando você está tentando restaurar dados, você não quer fazer alterações que possam limitar seus esforços de recuperação na pista.

O disco real no Gerenciador de disco, deu o estado como “Unformatted, RAW”.

Como Recuperei o Disco Rígido Falha

O primeiro passo que fiz foi passar pelos passos que fiz quando o disco rígido falhou. No entanto, como este era um disco rígido de portal usado para armazenamento, a inicialização no modo de segurança para executar um Windows Repair estava fora da imagem. Mesmo com o uso de um USB Caddy externo.

Meu primeiro passo foi fazer um clone setor-por-setor do disco rígido usando um CD do Ubuntu Live . Isso foi bem sucedido, o que significava que eu poderia usar essa imagem para recuperar a unidade em vez de causar mais danos ao disco rígido original (no caso de uma questão física).

Infelizmente, quando tentei montar a unidade usando o OSFMount , ele falhou, mesmo que funcionasse no meu outro disco rígido.

Então, eu tive que voltar para a mesa de desenho.

Assistente de partição MiniTools: sem sucesso

A primeira ferramenta que eu tentei foi MiniTools Partition Wizard depois de ler sobre isso em um fórum.Esta ferramenta teria sido capaz de recuperar a tabela Boot Record / Partition. Experimentei na Imagem de disco da OSFMount, mas não tive sorte. Poderia ser porque não era a unidade física, mas não queria realizar nenhuma ação que realmente se movesse neste momento, como poderia tornar a recuperação de dados mais difícil.

PhotoRec: Sucesso Parcial

Outra ferramenta recomendada foi o PhotoRec . O PhotoRec é um pouco mais difícil de usar, pois todos são comandos baseados em texto. Depois de executar o programa na imagem do disco, consegui recuperar a maioria, se não todos os arquivos do disco rígido. A única desvantagem com o PhotoRec foi que perdeu todos os nomes de arquivos e estrutura de pastas para todos os arquivos. PhotoRec simplesmente forneceu os arquivos. Eu dei isso ao meu amigo, e ela ficou animada que conseguiu recuperar todas as suas fotos. Embora isso significasse inúmeras horas ordenando os arquivos novamente – o que não é ideal se você tiver milhares de arquivos. Também demorou alguns dias para correr.

EaseUS Partition Recovery

Ainda pensando que as tabelas de partição foram destruídas / reformatadas depois de serem conectadas ao Xbox, eu dei EaseUS Partition Recovery atrás. Novamente, não tive sorte em restaurar as tabelas de partição do disco rígido.

EaseUS Data Recovery para Windows : Sucesso total

Com o fato de não estar feliz com o resultado para a PhotoRec, eu decidi continuar cavando e eu olhei para EaseUS Data Recovery. A versão gratuita permite que você recupere até 2GB de dados. Como eu tenho feito parceria com a EaseUS a partir de 2012, recebi a versão Pro gratuitamente. (Por favor note, esta não é uma publicação patrocinada para a EaseUS – o produto realmente funcionou).

Depois de executar o programa no disco rígido em si (eu poderia correr riscos agora como eu tinha os arquivos da PhotoRec). A verificação levou cerca de 24 horas para ser concluída. Um bom recurso com EaseUS Data Recovery é que você pode exportar os resultados da varredura, então você não precisa voltar a buscá-lo novamente em dados posteriores.

O Programa de Recuperação de Dados recuperou algumas partições e seções:

  • A partição real que contém a estrutura do arquivo que eu exportai os arquivos
  • Uma “partição inteligente” que agrupava arquivos por tipo e dispositivo que também incluíam arquivos excluídos

Depois de passar mais 24 ou mais horas exportando os dados, consegui recuperar o disco rígido faltado aos meus amigos com a estrutura exata do arquivo e os nomes dos arquivos. Eu consegui recuperar seus arquivos exatamente como era antes de falhar. Digamos, ela ficou super feliz com a recuperação de todos os seus arquivos.

