Recentemente, comprei um novo roteador sem fio Linksys e depois de configurá-lo com segurança WEP básica, tentei fazer login no meu laptop e foi bem-sucedido! Não muito emocionante, hein?

Então, eu tentei me conectar do meu computador desktop que tenha um adaptador USB sem fio conectado a ele e acabei recebendo essa mensagem de erro:

O Windows não conseguiu encontrar um certificado para logar na rede

Fabuloso! Que certificado! Eu verifiquei minhas configurações no roteador sem fio para ter certeza de não ter configurado acidentalmente a segurança do certificado, mas não encontrei tal coisa. Além disso, desde que consegui me conectar do meu laptop sem problemas, isso me levou a acreditar que havia algo errado na minha área de trabalho.

Depois de cerca de 30 minutos de mexer com várias configurações, consegui descobrir qual era o problema. Veja como se conectar ao seu roteador sem fio se você estiver recebendo esta mensagem.

Primeiro, clique no ícone sem fio na barra de tarefas e em Tarefas Relacionadas , escolha Alterar configurações avançadas .

change advanced settings wireless

Agora, clique na guia Redes sem fio e selecione a rede na lista na parte inferior. Clique em Propriedades depois de selecionar a rede sem fio que está tendo problemas.

wireless network properties

Clique na aba Autenticação e agora desmarque a caixa Habilitar autenticação IEEE 802.1x para esta rede . Se a caixa foi verificada, então foi por isso que você estava recebendo a mensagem “incapaz de encontrar um certificado para logar na rede” porque o Windows está procurando por um, mas seu roteador sem fio não está configurado para segurança de certificados.

wireless security

E é isso! Uma vez que desmarquei essa caixa e tentei me reconectar à rede sem fio, tudo funcionou bem! Apreciar!

