Eu vou ter que admitir. Quando foi anunciado o VMware vSphere 6.5 C # cliente estava prestes a entrar no pôr-do-sol, fiquei um pouco chateado. Claro, eu estava usando o vSphere Web Client há algum tempo para o vCenter, mas costumava fazer logon em hosts ESXi diretamente com o cliente C #, e poderia chegar a tudo o que eu precisava no meu sono.

Quando instalei o vSphere 6.5 pela primeira vez e entrei no vSphere Host Client pela primeira vez, não fiquei desapontado. Tanto quanto amei o Web Client desde o primeiro dia (talvez), demorou-se a se acostumar. O vSphere Host Client baseado em HTML-5 é intuitivo desde o primeiro login. Para acessar navegue para https: // yourhostname e você está lá!

O meu recurso favorito do VSphere Host Client é o navegador do log do host, com as mãos para baixo. Basta clicar em Gerenciar uma vez que você efetuou login no vSphere Host Client e selecione Logs.

vmware sphere host client log browser html5 esxi

A grande parte é que você pode procurar um arquivo de log e dentro deles. No exemplo acima, procurei vmkernel, pois queria acessar rapidamente o log do VMkernel. Você também pode procurar algo dentro do arquivo de log. Muitas vezes, se você sabe o que você está procurando, você pode querer rapidamente percorrer a última parte do arquivo de log.

Agora, vamos ter certeza de que isso funciona para se divertir, é claro. Há muitas maneiras de certificar-se de que uma entrada está escrita no log do vmkernel, mas fui com o meu favorito pessoal, que está desabilitando um vmnic. Se você quiser usar este truque útil, você pode usar o comando rede esxcli nic down -n vmnic0 , onde vmnic0 é o melhor que você gosta e está tentando desabilitar.

VMware vsphere host client html5 esxcli disable vmnic

Assim que entrei no comando, vi a entrada de log vmkernel correspondente.

VMware vSphere host client html5 vmkernel link down

Lá está você. Eu vi isso no registro do vmkernel logo depois que eu entrei no enter.

Querendo saber o que é essa coisa de log vmkernel? Eu também fiz isso em um ponto, fique atento para uma explicação dos arquivos de log do VMware vSphere em breve.

Eu achei a funcionalidade do navegador de log do vSphere Host Client ser inestimável quando estou tentando fazer uma solução de problemas rápida e suja. Agora, é o primeiro lugar em que eu toco quando eu quero ver o que está quebrado em um host ESXi 6.5. Próxima vez que você está solucionando um problema, experimente!

Agradecimentos especiais ao VMware Hands On-Labs . Esta é uma ótima característica que eu tenho significado escrever por um tempo agora, e não tenho nenhum host vSphere 6.5 acessível no momento.

