Dez razões para não consertar computadores de graça

Você se sente mau, se você não quer consertar problemas no computador de amigos e família? Aqui estão algumas das razões pelas quais você não deve se sentir culpado.
tools1_090513.jpg

Como a maioria dos profissionais de TI, eu tive muitos amigos e familiares me pedem para consertar seus computadores. Embora eu sempre tentei ajudar as pessoas sempre que posso, tenho chegado à conclusão de que, com algumas exceções, é uma má idéia para corrigir PCs das pessoas gratuitamente.Não fique com a ideia errada. Há algumas pessoas que eu realmente não me importo de ajudar. Eu nunca iria recusar-se a ajudar a minha esposa com um problema no computador, nem que eu iria cortar minha mãe. Infelizmente, porém, a maioria das pessoas que me ajudaram a ter abusado da situação. Como tal, este artigo é uma lista de dez razões pelas quais eu não recomendo fixação PCs gratuitamente.

1. Futuros problemas são culpa sua

Quando um amigo ou membro da família pede-lhe para consertar seu computador, eles fazem isso porque não sei o suficiente para resolver o problema eles mesmos. Porque a pessoa normalmente não entender a causa ou a solução para o problema, eles provavelmente também não vão entender que problemas são relacionados e quais não são. Como resultado, qualquer coisa que acontece com o computador depois de tocá-lo pode ser percebido como culpa sua.  O dono do computador sabe é que o problema não ocorreu até depois que você trabalhou no computador.

2. As pessoas podem não respeitar o seu tempo

Eu tive um grande problema com a pessoas que não respeitam o meu tempo. Amigos me chamar a qualquer hora do dia ou da noite e esperar que me deixar cair tudo o que eu estava fazendo, conduzir à sua casa, e fixar o seu computador logo em seguida.

3. Às vezes as coisas dão errado

A terceira razão pela qual eu não recomendo a fixação de computadores das pessoas de graça é porque se você quebrá-lo, você o comprou. Eu, pessoalmente, nunca topar com um problema com este, mas eu sei que alguém que trouxe um amigo para casa laptop para consertar, só para ter sua filha de três anos derrubar o laptop em cima da mesa e quebrá-lo.

4. As pessoas não valorizam as coisas que estão livres

As pessoas parecem estar condicionadas a aceitar a idéia de que as melhores coisas da vida são aqueles que são os mais caros. Isso pode ser um problema quando se trata de fixar os computadores das pessoas de graça, porque o seu conselho pode ser percebido como a realização mais peso do que qualquer outra pessoa.

Para lhe dar um exemplo mais concreto, há alguém na minha família que sempre me chama de questões de informática. Eu tento ser agradável e responder as perguntas, mas muitas vezes essa pessoa não gostar da resposta. Nessas situações, essa pessoa vai me dizer que o meu irmão, minha tia, ou alguém da minha família com absolutamente nenhuma experiência em TI disse-lhes o oposto do que eu estou dizendo. Inevitavelmente, esta pessoa acaba ignorando o meu conselho.

5. Eles esperam suporte técnico gratuito para a vida

Quando você consertar o computador de alguém de graça e você fazer um bom trabalho, você pode se tornar vítima de seu próprio sucesso. A próxima vez que a pessoa precisa de ajuda, eles vão se lembrar que um bom trabalho que você fez. No futuro, você pode ser solicitado a ajudar com tudo, desde a remoção de malware para atualizações do sistema operacional.

6. As pessoas adotam hábitos de risco, porque eles estão recebendo apoio técnico gratuito

Este pode ser o meu maior neura relacionado a ajudar os amigos com seus problemas do computador. Se um amigo ou membro da família assume que você sempre vai estar lá para socorrê-los quando eles têm problemas no computador, então eles não têm nenhum incentivo para tentar impedir que os problemas aconteçam. Como tal, eles podem adotar hábitos de risco ou até mesmo fazer algumas coisas que simplesmente não fazem sentido.

Vou dar-lhe um par de exemplos rápidos de um presente. Eu tenho um amigo cujo filho adolescente infectado seu computador com todos os tipos de malware, enquanto tenta encontrar conteúdo adulto gratuito na Internet. A infecção era tão ruim que ele me levou todo fim de semana para consertar. Sugeri ao meu amigo que ele quer manter seu filho fora de seu computador, ou apenas deixá-lo para acessar a Internet através de um ambiente sandbox endurecido. Poucos dias depois, o meu amigo me disse que a infecção estava de volta. Depois de pedir-lhe algumas perguntas, descobri que ele tinha dado a seu filho a senha de administrador para que ele pudesse “baixar alguma coisa para a escola.”

O outro exemplo foi que eu fiz uma vez a substituição do disco rígido para um membro da família. Eu não vou te aborrecer com os detalhes, mas a substituição do disco rígido não foi nada suave. Havia problemas com tudo, desde a compatibilidade do BIOS para o projeto caso físico. Depois de passar a noite toda trabalhando nisso, eu finalmente tenho tudo funcionando.No momento em que eu cheguei em casa eu tinha uma mensagem no meu correio de voz da pessoa cujo computador eu tinha apenas atualizado. Ela disse que ela havia deixado seu filho de oito anos de idade desmontar o computador, porque ela queria que ele para aprender sobre computadores, mas ele não conseguia descobrir como colocá-lo de volta.

7. Ele não termina com computadores

Outra razão pela qual eu não recomendo fazer reparos de computador livres para amigos ou familiares é porque o trabalho não pode terminar com consertos de computadores. Uma vez que os números pessoa que você é bom com a eletrônica que pode ter você trabalhando em outras coisas. Por exemplo, uma vez eu ajudei um vizinho recuperar alguns dados fora de um disco rígido falhou. Duas semanas depois, ele me tinha no telhado ajudando a realinhar sua antena parabólica.

8. As coisas podem bola de neve

Às vezes, quando você consertar o computador de um amigo de graça, as expectativas de suporte técnico gratuito pode evoluir para suporte gratuito para todos. Eu uma vez fixado um computador para alguém da minha família. Quando eu era feito, a pessoa me disse que eles têm um amigo que também está tendo problemas e perguntou se eu poderia olhar para isso também.

9. Seu serviço não é apenas livre, ele está custando-lhe dinheiro

Por exemplo, provavelmente você está gastando dinheiro em gás para dirigir para a casa de seu amigo. Você também pode acabar usando suprimentos, tais como a mídia em branco ou tinta de impressora. Eu mesmo tinha amigos que me esperam para supri-los com as licenças de software.

10. A fixação de computadores é muito parecido com o trabalho

A melhor razão de todas para não fixação de computadores de amigos de graça pode ser que isso é muito parecido com o trabalho. Se você passar o dia todo no trabalho, corrigir problemas do computador, você realmente quer lidar com a mesma coisa quando você sair do escritório?

Qual é a sua política sobre o voluntariado suas habilidades de tecnologia para os amigos e familiares?

Deixe uma resposta

